Brasil é destaque de feira do Grupo Volkswagen
O Grupo Volkswagen colocou brasileiros e argentinos em destaque na 7ª Feira Internacional de Fornecedores (IZB 2012), evento que promove a cada dois anos na cidade sede da companhia, Wolfsburg, na Alemanha. Este ano, de 10 a 12 de outubro, segundo informa a empresa são esperados cerca de 760 expositores, de 28 países, sendo 53 fornecedores da Volkswagen do Brasil e nove da Argentina, bem como entidades dos dois países, que pela primeira vez terão uma área exclusiva.
“O fato de o Brasil e a Argentina terem destaque inédito na feira internacional de fornecedores revela a importância estratégica desses mercados para o setor automobilístico global, inclusive para o Grupo Volkswagen”, diz o vice-presidente de compras da Volkswagen na América do Sul, Alexander Seitz. “A IZB oferece aos expositores oportunidade de relacionamento com integrantes da direção mundial da Volkswagen, executivos da empresa do Brasil e da Argentina, além de especialistas, engenheiros e responsáveis pelas áreas de compras do grupo e de outras fabricantes de veículos”, destaca.
Na IZB 2012 os expositores deverão mostrar inovações, evoluções tecnológicas, competências e linhas completas de autopeças em uma área de 35 mil m². A feira é promovida pela Wolfsburg-AG, sociedade público-privada entre Volkswagen e a cidade de Wolfsburg.
Entre os fornecedores com operações no Brasil, a Meritor, fornecedora de eixos e conjuntos de drivetrain para veículos comerciais, confirmou presença no evento para apresentar suas unidades brasileiras, em Osasco e Barueri (SP), e as obras da nova fábrica no Parque de Fornecedores da MAN Latin America (uma das empresas do Grupo Volkswagen) em Resende (RJ). Suspensys e Master (joint ventures entre Meritor e Randon) e demais empresas do grupo Randon também apresentarão seus produtos e tecnologias, com destaque para componentes fornecidos à MAN.
A brasileira Tupy, maior fundição de blocos e cabeçotes de motor do mundo, também foi convidada a participar da IZB 2012. A companhia apresentará uma amostra do portfólio de produtos aplicados no setor automotivo, com equipes dos escritórios da Alemanha, Brasil e Estados Unidos para atender aos visitantes.
Congresso
Além da exposição em si, os dois países sul-americanos ganharam destaque extra como tema da abertura oficial da IZB, na terça-feira, 9, quando acontece o “Congresso Internacional Automotivo – Argentina e Brasil”, que terá Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, como um dos patronos, e apresentações de outros executivos do grupo. A IZB 2012 também terá representantes do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), do o Sindifibras (Sindicato das Indústrias de Fibras Vegetais no Estado da Bahia), e da AFAC (Asociación de Fábricas Argentinas de Componentes).
O congresso dedicado a Brasil e Argentina, nesta terça-feira, tem programação de apresentações de diversos executivos do grupo, autoridades políticas e representantes de fornecedores e suas entidades. Schmall fará a palestra “Aumento da Produção e Competitividade”. Emilio Sáenz, o outro patrono do evento e presidente da Volkswagen Argentina, abordará o tema “América do Sul como Local de Produção – seu Significado para a Indústria Automotiva Global”. No comando das compras da Volkswagen na região, Alexander Seitz falará sobre “Parcerias com Fornecedores – Demandas da Volkswagen em relação aos fornecedores da América do Sul”.
Em sua última edição, em 2010, a IZB contou com 729 expositores de 24 países, em uma área de 35 mil m², na qual foram recebidos 48 mil visitantes. Na ocasião espaço especial foi dedicado a fornecedores dos Estados Unidos e do Canadá. Os outros países que já participaram da IZB com destaque foram Índia (2008), China (2006), Turquia (2004), Itália (2003) e Japão (2001).
Da CNM-CUT