Brasil e México são os principais destinos dos investimentos da China no setor automotivo
Brasil e México são os principais destinos de investimentos da China em veículos na América Latina, segundo relatório produzido por economistas da Allianz Research, divisão de análises da Allianz Trade. O documento aponta que o aumento dos aportes em mercados emergentes poderá transferir parte da capacidade produtiva da China para o Exterior, compartilhando conhecimento e tecnologia.
A alta exportação para mercados emergentes, que representam quase 60% das vendas externas da China, se opõe ao mercado interno, que está em queda. O movimento ocorre no momento em que a utilização da capacidade industrial da China caiu para 73,6% no primeiro trimestre de 2024, menor nível para o período desde 2016:
“O aumento do investimento externo poderia ser uma solução vantajosa para todos a fim de mitigar o superávit comercial, mas ele provavelmente enfrentará resistência geopolítica”, afirmaram os responsáveis pelo relatório.
No Brasil algumas montadoras chinesas já anunciaram investimento de R$ 19 bilhões nos próximos anos, com foco no segmento de veículos eletrificados. No México o investimento chinês cresceu como forma de contornar as tarifas e restrições impostas pelos Estados Unidos, e só no ano passado 33 fornecedores se instalaram no país, sendo que dezoito estão exportando parte da produção para os Estados Unidos.
Da AutoData