Brasil é o 3º pior país para turistas dirigirem, revela estudo

País foi mal avaliado em questões como mortes no trânsito e baixa procura por parte dos viajantes

Levantamento realizado recentemente pelo Zutobi, especialista em educação no trânsito, mostrou quais os piores e melhores países para turistas dirigirem no mundo. O estudo tomou como base diversos fatores – incluindo segurança, congestionamentos, custos e qualidade das estradas – e analisou ao todo 42 nações. Os Estados Unidos ficaram em 1º lugar, seguidos por Itália, Espanha, Portugal e Eslovênia.

O Brasil, por sua vez, foi considerado um dos piores, sendo mal avaliado em questões como mortes no trânsito e baixa procura por parte dos viajantes. No fundo da tabela, ficou em 40º lugar e foi melhor apenas que Israel e Colômbia – ambos penalizados por fatores como congestionamento, alto custo dos aluguéis de veículos e postagens reduzidas nas redes sociais por parte dos turistas.

O primeiro ponto avaliado pelo relatório foi congestionamento – afinal a pior coisa para quem visita um país é ficar preso no trânsito. Os Estados Unidos levaram a melhor, com pontuação de 13,8% beneficiada pelas longas estradas existentes no país. Já o Brasil teve média de 27,7%. A Colômbia levou a pior: 53%.

O segundo ponto considerado foi segurança, neste caso com a Cingapura em primeiro lugar. O país tem baixos índices de mortes no trânsito (apenas 2,05 mortes a cada 100.000 pessoas), sendo visto como um dos mais seguros do mundo para dirigir. O Brasil, por sua vez, ficou com 16,05. A Malásia foi o pior: 22,48. O estudo considerou o interesse em pesquisas para as próximas viagens. Novamente, os EUA se deram bem (159.200 pesquisas anuais). O Brasil ficou com apenas 1.350.

Do Motor1