Brasil é o 5º país mais caro para comprar um carro zero

No Brasil recente, entre 2003 e 2013, um trabalhador de salário médio teve a condição de realizar o sonho de ter um carro zero quilômetro.  Nesse mesmo período, as vendas anuais de veículos passaram de 1,4 para 3,8 milhões de unidades. 

Foto: Divulgação

O crescimento do emprego, da renda e do crédito proporcionou a milhares de famílias brasileiras adquirir um bem que sempre foi exclusividade de uma elite, acompanhando um Brasil que crescia a passos largos. Mas essa realidade se desintegrou, o automóvel voltou a ser restrito para uma parcela reduzida da sociedade, refletindo a total ausência de política econômica do atual desgoverno.

Para se ter uma ideia, em 2013 os dez veículos mais vendidos no Brasil, em valores corrigidos, tinham um preço médio em torno de R$ 45 mil. Em 2021, os dez veículos mais vendidos têm um preço médio de R$ 90 mil, ou seja, simplesmente o dobro. 

Esse dado ilustra também a pesquisa feita pela consultoria britânica ScrapCar Comparison, que coloca o Brasil como o quinto país mais caro para se ter um carro zero. A pesquisa considerou a renda média anual da população e os preços médios dos veículos, acrescida do seguro e manutenção, e o quadro completo está disponível no link https://www.scrapcarcomparison.co.uk/blog/cheapest-country-to-own-a-car/. Mudar esse cenário é também uma tarefa urgente em 2022.

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