Brasil e OIT reafirmam apoio à Agenda do Trabalho Decente

A delegação brasileira assumiu o compromisso, em nome das instituições que representam, de dar continuidade ao diálogo que já vem desenvolvendo em torno da elaboração e implementação do Plano Nacional de Trabalho Decente do Brasil

O Diretor-Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavia, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, reafirmaram o compromisso do País em apoiar a Agenda do Trabalho Decente da Organização. A declaração aconteceu na segunda-feira (15), durante a 98º Conferência Internacional do Trabalho, promovida pela entidade, em Genebra, na Suíça.

Estiveram presentes à assinatura do ato, a Diretora do Escritório da OIT no Brasil, Laís Abramo, e o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Antes da assinatura, presidente Lula participou de reunião com lideranças sindicais internacionais, que elogiaram a forma como o governo brasileiro vem agindo diante da crise internacional.

Em discurso, o presidente Lula destacou que embora a crise econômica tenha colocado o mundo em uma situação “muito delicada” também representa uma oportunidade para aprender e por em prática novas alternativas para melhorar a situação dos países. “Necessitamos aprender com esta crise. Em vez de chorar, refletir”, afirmou o presidente.

Humano e justo
Por outro lado, Lula expressou apoio à proposta do Diretor Juan Somavia de produzir um Pacto Mundial para o Emprego, por considerar que isso contribuir para “a criação de um novo modelo, menos concentrador de riqueza, mais solidário, humano e justo”.

Os representantes do governo e das organizações de trabalhadores e empregadores que compõem a delegação brasileira presente à 98ª Conferência Internacional do Trabalho, divulgaram declaração na qual assumem o compromisso, em nome das instituições que representam, de dar continuidade ao diálogo que já vem desenvolvendo em torno da elaboração e implementação do Plano Nacional de Trabalho Decente do Brasil.

A declaração assinada por Juan Somavia e pelo presidente Lula ressalta a importância de a OIT e o governo brasileiro unirem seus esforços para “difundir e impulsionar a Iniciativa Global sobre Empregos Verdes, promovida pela OIT, PNUMA, OIE e CSI, enquanto estratégia de enfrentamento das duas grandes crises que assolam o mundo simultaneamente: a crise econômica internacional e a crise climática”.
 
Da OIT