Brasil é protagonista no combate à miséria
O Brasil foi apresentado como um dos exemplos mundiais no combate à fome e à miséria, durante a 100ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que acontece nesta semana em Genebra, na Suíça.
Apesar do país possuir a 5ª economia do mundo, ainda existem mais de 16 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza. O ministro brasileiro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, declarou no evento que o governo federal está investindo em programas de combate à miséria para reverter esse quadro.
O Brasil participou do painel “Sul-Sul e Cooperação Triangular” com representantes da Índia e África do Sul. No encontro foram discutidas as práticas solidárias desenvolvidas por esses países para auxiliar no combate à pobreza extrema, o trabalho infantil e a falta de seguridade social em outras nações do mundo.
O ministro brasileiro apresentou o plano de assistência social Brasil Sem Miséria, lançado em junho pela presidente Dilma Rousseff. O programa se destina a pessoas em condições de extrema pobreza – com renda mensal inferior à R$ 70 –, que corresponde a 8,5% da população do país. Lupi também criticou as nações desenvolvidas que paralisaram suas políticas sociais por conta da crise financeira de 2008.
Da Radioagência NP