Brasil eleva alíquotas de importação para carros eletrificados em julho
A partir de 1º de julho de 2025, o Brasil entra em uma nova etapa da retomada gradual do imposto de importação sobre veículos eletrificados. A medida afeta os carros elétricos a bateria (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos convencionais (HEV), com reajustes nas alíquotas de importação definidos pelo governo federal em cronograma iniciado no fim de 2023.
Segundo a nova tabela divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), os modelos HEV passam a ser taxados em 30% (ante 25%), os PHEV em 28% (antes 20%) e os BEV em 25% (contra os atuais 18%). Em julho de 2026, todos os tipos de veículos eletrificados passarão a ser tributados com alíquota única de 35%.
Apesar do aumento, o impacto imediato nos preços pode ser limitado, especialmente para marcas que anteciparam estratégias de adaptação ao novo cenário tributário. É o caso da BYD e da GWM, que já se movimentaram para minimizar os efeitos da elevação dos tributos. A BYD, por exemplo, trouxe um último lote com cerca de 7 mil unidades para o Brasil antes da vigência das novas alíquotas.
A elevação dos impostos é parte de uma política industrial que busca incentivar a nacionalização da produção, mesmo para veículos eletrificados. O aumento das alíquotas não afeta os modelos fabricados localmente, nem os vendidos a partir de estoques internalizados antes da nova cobrança. O ponto principal é que haja uma escala de nacionalização que fortaleça a indústria local.
Do InsideEVs