Brasil está entre os 10 maiores do mundo em energia solar

País superou a marca histórica de 9 GW de potência operacional e agora ocupa a 9ª posição no ranking global

Potência em capacidade instalada e geração de energia renovável, o Brasil segue avançando forte no segmento de energia solar. Nesta semana, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) informou que o país superou a marca histórica de 9 GW (gigawatts) de potência operacional da fonte solar.

Os dados foram publicados pelo Diário do Nordeste e englobam a geração tanto em sistemas pequenos e médios como em usinas de grande porte. Somente no ano passado, foram adicionados 3,2 GW em novos projetos de energia solar no país, segundo os dados fornecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e ABSOLAR.

Graças a esse crescimento, o Brasil assume a 9ª posição no ranking mundial de capacidade de geração de energia solar. Liderado com folga pela China, a lista tem os Estados Unidos em segundo lugar, seguidos pelo Vietnã, Japão e Alemanha. Para traçar uma perspectiva mais segura e clara para o longo prazo o país precisa aprovar um marco legal para estipular as regras do setor.

Nesse sentido, o Projeto de Lei (PL 5829/2019), que atualmente está em debate no Congresso Nacional, prevê a criação de um marco legal para a geração própria de energia no Brasil. A regulamentação pode trazer mais segurança para o crescimento sustentável do país, ajudar a reduzir o ‘custo brasil’ e ainda ampliar as possibilidades para os futuros donos de carros elétricos e demais usuários no país terem acesso a tarifas de energia mais baixas.

Do InsideEVs