Brasil já tem quase 80% da população recenseada

Paraíba e Tocantins são os mais adiantados e Rio Grande do Sul é o mais atrasado

Os agentes do Censo 2010 já visitaram quase 57 milhões de domicílios e contabilizaram, até a última sexta-feira (24), mais de 151 milhões de brasileiros.

Segundo o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, que anunciou nesta segunda-feira (27) o terceiro balanço parcial do Censo, o trabalho de coleta de dados está adiantado em todos os Estados do país.

– Mesmo o Rio Grande do Sul, que é o Estado com o menor percentual contabilizado, está acima da meta estabelecida para esse momento. Em Roraima, por exemplo, já registramos uma população maior que a registrada no Censo do ano 2000. Hoje já temos 79% da população recenseada e nossa meta era 70%.

Pereira Nunes disse ainda que, segundo seu levantamento, até a manhã desta segunda, o Censo já recenseou 80,22% da população. Ele confirmou que mesmo que a coleta de dados termine antes do prazo, o cronograma de divulgação não será modificado.

– No ritmo atual, terminaremos a coleta antes do prazo de 31 de outubro, mas só entregaremos os dados ao TCU (Tribunal de Contas da União) em 27 de novembro. Isso não muda.

Moradores por domicílio
O Censo também mostra que o brasileiro está ficando mais velho e que o número de moradores nas casas tem diminuído cada vez mais. Como já havia sido mostrado na PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), o brasileiro está tendo menos filhos.

Podemos notar uma mudança clara no padrão demográfico da população brasileira entre 2000 e 2010. A taxa de fecundidade está menor em todas as áreas e a longevidade está maior. Encontraremos um número menor de jovens e mais pessoas acima dos 100 anos, por exemplo.

O Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro são os Estados com as populações mais envelhecidas do país, enquanto os Estados das regiões Norte e Nordeste são os que apresentam os maiores índices de nascimentos.

Do R7