Brasil não tem carros de passeio a diesel; entenda o porquê
A discussão dos carros a diesel de passeio voltou à tona depois que o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), apresentou uma emenda incentivando o uso do mesmo para tentar inibir os altos preços de combustível. Há 45 anos, mais precisamente em 1976, o Ministério da Indústria e Comércio (MIC) publicou a Portaria 346 proibindo a comercialização de carros com motorização de ciclo Diesel.
A partir daí, somente veículos de trabalho e transporte poderiam usar motor de ciclo Diesel. (Alguns SUVs e picapes também fazem o uso do combustível). A medida foi necessária para tentar conter a crise petrolífera global. Além disso, foi uma tentativa de conter a emissão do enxofre do diesel, que não era tratado e não tinha a qualidade que tem hoje.
Em 1994, quase duas décadas depois, o Departamento Nacional de Combustíveis (DNC) atualizou a publicação da Portaria, que se tornou a 23 do DNC. O diesel não se restringe a caminhões e ônibus. Alguns SUV’s e picapes conseguem adotar a motorização. Porém, para isso, os modelos precisam ter capacidade de carga acima de uma tonelada.
Nessa semana, o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), propôs duas emendas à MP nº 1063. Elas citam a adoção de bombas de autoatendimento em postos de combustíveis e o uso de biodiesel em carros de passeio. A medida é contrária as ações recomentadas por instituições e órgãos que estudam o uso de combustíveis fósseis e a adoção de medidas 0 poluentes no país.
Do Garagem360