Brasil “perde” 23 mil ônibus na frota nacional em sete anos

Há em torno de 23 mil (23.021) ônibus a menos rodando no Brasil em comparação com sete anos atrás. De acordo com o Anuário Estatístico – 2023 da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em 2015 (dado consolidado) circulavam no Brasil, 346.923 ônibus, entre escolares, urbanos, fretamento e rodoviários. O ano foi o pico de frota de ônibus desde 2000.

Em 2022 (último dado consolidado), eram 323.902 ônibus. Entre 2015 e 2022, a quantidade de ônibus no Brasil foi reduzindo ano a ano. A queda no período foi de 6,6%. Cenário diferente do que ocorreu com os carros, cujo aumento de frota foi anual. São vários fatores que podem ser debatidos para o entendimento dos números, em especial, a perda de passageiros para os meios individuais de deslocamentos, que fizeram com que linhas urbanas e metropolitanas fossem remodeladas, serviços extintos e intervalos entre os ônibus, ampliados.

O segmento de ônibus urbanos responde pela maior parte da frota de coletivos, seguido por escolares. A frota de 323.902 ônibus representa uma pequena parte entre todos os tipos de veículos no Brasil. De acordo com o anuário, os ônibus (de todos os tipos) respondem por apenas 0,7% da frota total de 46 milhões 149 mil e 320 veículos em geral. O dado mostra também a eficiência dos ônibus, mesmo sem corredores e infraestrutura adequadas, já que, em média, os ônibus respondem por 30% dos deslocamentos urbanos.

Ou seja, menos de 0,7% de uma frota transportam 30% de uma população. Isso sem levar em conta que 0,7%, de acordo com o anuário, são todos os ônibus, e não apenas os urbanos e metropolitanos. O anuário não especifica a frota por tipo de ônibus: escolares, urbanos/metropolitanos, fretamento e rodoviários.

Do Diário do Transporte