Brasil pode receber uma das cinco fábricas que a Linglong pretende ter fora da China
A Linglong Américas, subsidiária da fabricante chinesa de pneus Shandong Linglong Tyre, começou a operar no Brasil em 2021 fornecendo componentes, ainda importados, para montadoras. Um exemplo é a Volkswagen, que usa pneus Linglong no Polo, seu carro mais vendido. Também está presente em alguns elétricos importados pela BYD. Os planos dos chineses são ousados: a intenção é ser uma das cinco maiores fabricantes de pneus do mundo.
Cinco fábricas, fora da China, serão construídas como parte do projeto – e o Brasil é o possível local de uma delas. Anderson Valverde, diretor de vendas OEM da companhia para a América Latina, tem 23 anos de experiência neste setor e foi contratado em outubro do ano passado para avançar com a operação da Linglong no Brasil.
Ainda este ano o CEO global da Linglong, Feng Wang, virá ao Brasil, acompanhado de outros executivos e uma equipe técnica, para conhecer melhor o País, estudar possíveis regiões e parceiros estratégicos para o negócio. A expectativa de Valverde é a de que o tema esteja em alta internamente na matriz nos próximos meses, avançando positivamente até o ano que vem, mas ainda sem data para possíveis confirmações.
Das cinco fábricas que a Linglong busca fora da China uma está na mira do Brasil e outra outra deverá ser instalada no México, completando as unidades da companhia na região Américas. A terceira ainda não tem local definido. As outras duas unidades já estão em operação, uma na Tailândia e outra na Sérvia. Dentro da China a projeção é chegar a sete fábricas em operação até 2030, completando doze unidades.
Da AutoData