Brasil precisa ter 1 eletroposto para cada 10 carros elétricos: ‘Estamos atrás’

Houve um crescimento de 14% na rede total de eletropostos pública e semipública do país, mas o gargalo é grande

Será que vai ter um eletroposto no caminho? Um dos motivos que preocupa o brasileiro na hora de comprar um carro elétrico ou híbrido plug-in é onde recarregar esses modelos. Atualmente, o país conta com 16.880 pontos públicos e semipúblicos de carregamento de veículos eletrificados, segundo a última atualização registrada em agosto pela Tupi Mobilidade, em parceria com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico.

De forma geral, houve um crescimento de 14% na rede total de infraestrutura de recarga pública e semipública do país na comparação com o levantamento anterior, de fevereiro (14.827). A frota de veículos eletrificados plug-in no Brasil totalizou 302.225 unidades (de 2022 a agosto de 2025), ou seja, há uma relação de quase 18 veículos por eletroposto, segundo a associação que representa o setor.

Para Júnior Miranda, CEO e cofundador da GreenV, empresa que já instalou mais de 10 mil pontos de recarga residenciais e 2 mil em concessionárias e locais públicos, o Brasil está atrasado comparado a outras regiões. Para o executivo, em um mundo ideal, o Brasil deveria ter pelo menos um eletroposto para cada dez veículos eletrificado plug-in. Miranda ressalta que o investimento deveria ocorrer de todos os lados.

“Uma frente são as marcas, montadoras, como o exemplo da Porsche. Um a ser seguido. Mas, sem dúvida nenhuma, também pelas empresas de mobilidade. E a gente espera, sim, iniciativas do governo pró mobilidade para que a gente tenha melhores condições a cada dia de investir mais ainda e ser apoiado para que a gente eletrifique o país.”

Do Motor Show