Brasil se aproxima de 15 mil eletropostos em quase 1,4 mil municípios

Carregadores rápidos ainda representam somente 16% do total

Entidade de maior representatividade das empresas envolvidas na eletromobilidade e maior interessada em divulgar boas notícias sobre o segmento, a ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, apresentou na terça-feira, 18, balanço sobre a infraestrutura de carregamento no País.

Segundo a apuração da ABVE, o Brasil conta hoje com 14.827 eletropostos públicos e semi-públicos. Em comparação com o levantamento anterior, realizado em novembro do ano passado, o crescimento no último trimestre foi da ordem de 22%.

Tão importante quanto o maior número de carregadores é onde eles estão sendo instalados de forma a assegurar maior alcance e conforto para proprietários dos 208 mil veículos a bateria o híbridos plug-in que já rodam pelo País, sendo 93,1 mil integralmente elétricos e 115,3 mil híbridos plug-in. Em novembro, 1.263 municípios contavam com eletropostos ou algum tipo de infraestrutura de carregamento, universo ampliado para 1.363 localidades agora, variação positiva de 8%.

Do total de eletropostos, 84% (12.397) oferecem recarga lenta (AC), enquanto um número bem mais tímido ainda, 16% (2.430), dispõe carregadores rápidos (DC). Apesar disso, a oferta de carregadores rápidos tem aumentado em ritmo mais acelerado. Com relação aos 1.516 contabilizados em novembro, o salto foi de 60%. No mesmo período, o número de carregadores lentos avançou 17% — eram 10.621 há três meses.

Do AutoIndústria