Brasil supera Itália na participação de carros elétricos nas vendas totais
Em queda, país europeu atingiu 2,1% de market share em janeiro, contra 2,8% em nosso mercado
Enquanto o Brasil teve um janeiro surpreendente nas vendas de carros elétricos, com forte aumento de participação, a Itália amargou os piores resultados entre os principais mercados da Europa. No mês passado, as vendas de carros elétricos na Europa (União Europeia e Reino Unido) tiveram um bom crescimento de 29,3% na comparação anual, atingindo 120.926 unidades – na região, a participação de mercado dos BEVs chegou a 11,9%.
Segundo alguns dados comparativos que mostram o desempenho da Itália frente aos demais mercados europeus, os carros elétricos tiveram 2.984 emplacamentos em janeiro de 2024 – uma queda de expressivos 10,8% na comparação anual. Com isto, a participação de mercado no primeiro mês do ano caiu de 2,6% para 2,1% ano a ano, frente a uma média de 4,2% para todo o ano de 2023. Por outro lado, os vizinhos França, Alemanha, Espanha e Reino Unido apresentaram resultados melhores.
No Brasil, para efeito de comparação, foram 4.358 emplacamentos de carros elétricos em janeiro de 2024, o que representa uma participação de 2,8% sobre o total do mercado. Por aqui, a eletrificação tem ganhado forte impulso nos últimos meses com rápido crescimento nas vendas de híbridos e elétricos, aquecidas pela chegada de novos modelos mais acessíveis e também pela expectativa de aumento de preços diante da volta do imposto de importação.
A participação de mercados dos carros elétricos + híbridos de todos os tipos foi de 7,9% em janeiro, um resultado bastante expressivo considerando a realidade do nosso mercado. Mais importante que isso, quando consideramos apenas os modelos plug-in (elétricos a bateria e híbridos plug-in), o market share fica em 5,4%, índice que era previsto somente a partir de 2025.
Do InsideEVs