Brasil supera média global na intenção de compra de carros elétricos

Pesquisa da PwC revela crescimento do interesse e alto nível de satisfação dos donos de elétricos

De acordo com a pesquisa “Rumo à mobilidade elétrica – Expectativas e prontidão dos consumidores para a era dos veículos elétricos”, realizada pela Strategy&, consultoria estratégica da PwC, o Brasil se destaca na América Latina em intenção de compra de veículos elétricos (VEs). O estudo mostra que 75% dos consumidores brasileiros pretendem adquirir um VE até 2029, superando a média global de 62%.

O levantamento foi realizado com 17 mil participantes em 27 países, incluindo o Brasil, e analisou a prontidão dos consumidores para a adoção de veículos elétricos, além das barreiras e expectativas em relação à tecnologia. O estudo também identificou um interesse crescente por VEs em países em desenvolvimento, como China, Índia, Indonésia e América Latina, onde até 80% dos consumidores são classificados como “leads” – ou seja, aqueles que planejam comprar um VE nos próximos cinco anos.

No Brasil, três fatores principais estimulam o interesse pelos VEs: economia de combustível, recarga domiciliar e menor impacto ambiental. Além disso, a pesquisa mostra que os atuais proprietários de veículos elétricos apresentam alta satisfação com a tecnologia. No Brasil, 100% dos donos de VEs afirmaram que não voltariam a utilizar um carro com motor a combustão.

Apesar do interesse crescente, a pesquisa também aponta desafios que podem afetar a adoção em larga escala dos veículos elétricos no Brasil e no mundo. Entre os principais obstáculos estão: tempo de carregamento, autonomia e vida útil da bateria e infraestrutura pública limitada. A pesquisa da PwC indica que a mobilidade elétrica continuará avançando, especialmente nos mercados emergentes. O desenvolvimento de novas tecnologias, políticas de incentivo e ampliação da infraestrutura de recarga serão determinantes para acelerar essa transição.

Do InsideEVs