Brasil tem recorde com 12 mil vendas de carros elétricos em dezembro

Com salto de 57% nos elétricos puros, setor bate 12,5% de participação e consolida marcas chinesas

Os carros elétricos fecharam 2025 como os preferidos entre os eletrificados no Brasil e bateram um recorde histórico mensal de vendas. Em dezembro, os modelos 100% elétricos (BEV) registraram alta de 57% em relação a novembro, puxando o segmento de eletrificados a uma participação recorde de 12,5% nos emplacamentos do mês. Segundo dados da consultoria Bright Consulting, o resultado consolida 2025 como um ponto de virada para a eletromobilidade no país, com os elétricos assumindo papel central no crescimento do segmento.

Os dados da consultoria mostram que o desempenho de dezembro reverteu a perda de fôlego observada em novembro, combinando recuperação de volume com um mix mais favorável aos modelos elétricos. O contexto de maior atividade no varejo (showroom) e as entregas concentradas de fechamento de ano ajudaram a sustentar o avanço, mesmo em um cenário macroeconômico ainda restritivo.

E como foi dito no início, o principal destaque do mês foi o desempenho dos elétricos puros. Os BEVs passaram de 7.785 unidades em novembro para 12.225 em dezembro, tornando-se o principal vetor de crescimento do segmento. Com isso, os carros elétricos responderam por cerca de 37% dos eletrificados reais vendidos no período, reforçando seu papel central na mudança do mix.

Modelos como o BYD Dolphin Mini, com 3.390 unidades emplacadas, sustentaram volumes elevados e contribuíram diretamente para a reação do varejo – canal que cresceu 28,4% no mercado total em dezembro. Embora PHEVs e HEVs também tenham avançado, foi o ritmo dos BEVs que fez a diferença ao elevar a participação do segmento no total de vendas do mês.

Do InsideEVs