Brasil terá primeira fábrica de células de bateria de lítio-enxofre do mundo

Componente será produzido em Minas Gerais pela empresa britânica Oxis Energy

Embora o Brasil ainda esteja dando os primeiros passos rumo a eletrificação e a massificação de tecnologias afins, eis que surgem boas iniciativas, como esta anunciada na última sexta-feira (22) pelo Governo de Minas Gerais. Trata-se da primeira fábrica de células de bateria de lítio-enxofre do mundo, que será instalada no município de Juiz de Fora.

Conforme o anúncio, a parceria para a produção de células de bateria no país envolve a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e a empresa britânica Oxis Energy, que instalará a fábrica no parque industrial da Mercedes Benz em Juiz de Fora, com quem foi assinado um contrato de locação.

Fruto de um investimento de R$ 245 milhões, o projeto promoverá a adequação de um galpão de 20 mil metros quadrados que será transformado em fábrica. A previsão para o início das operações é 2023, com uma produção inicial de 300 mil células de bateria por ano, podendo chegar a 5 milhões no mesmo período. Além do segmento de veículos elétricos, a fábrica atenderá indústrias de defesa e aeroespacial – de tripulados e não tripulados -, drones, transporte público, entre várias outras.

A tecnologia de bateria de lítio-enxofre promete resultados surpreendentes em comparação às conhecidas baterias de íon-lítio. Ela pode ter várias aplicações, como já citado, mas no caso específico dos veículos elétricos promete autonomia que pode chegar a 2.000 km com uma única carga, alta densidade energética, melhor retenção de energia e consequentemente menor tempo de carregamento.

Do InsideEVs / Agência Minas