Brasil vive transição inédita

Ao participar do painel A Educação como Estratégia para o Desenvolvimento, o ministro Tarso Genro disse que o governo Lula vive uma experiência desafiadora, pois no mundo não existe exemplo da transição de um modelo neoliberal para um modelo de crescimento econômico, com geração de emprego e renda. Leia um resumo de sua palestra.

Prática e teoria
O Brasil foi quebrado pelo modelo neoliberal. O governo FHC, irresponsavelmente, multiplicou por quatro a dívida pública. O neoliberalismo destruiu o Estado e é preciso um conjunto de medidas corajosas para mudar esse quadro. Como não existe teoria para fazer essa transição, estamos praticando e teorizando ao mesmo tempo.

Como essa transição tem de se dar dentro da democracia, a solução para o Brasil é mais democracia.

Três condições para crescer
A transição para o crescimento econômico sustentado precisa de três condições.

Em primeiro lugar, pesados investimentos em infra-estrutura, com o Estado construindo e modernizando os portos e estradas. Esses recursos vão criar empresas e gerar empregos.

Também é preciso reorganizar e recompor o Estado, que foi destruído enquanto uma máquina de prestação de serviços.

Vejam um exemplo. São necessários 12 mil professores para as universidades federais, onde as funções mais importantes foram terceirizadas. E em terceiro lugar é preciso investir em educação.

Responsabilidade com a transição
Estamos praticando e reformulando ao mesmo tempo. É preciso criar um espaço amplo na educação, acessível a todos, para termos mais produção de conhecimento. Precisamos de pessoas com capacidade de gerir e transformar.

Essa é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada por nós. O trabalhador não pode perder seu grau de responsabilidade com esta transição democrática. 

Cota é alternativa
Existe uma integração da exclusão social com a racial. A solução é uma boa escola pública para todos, e enquanto isso não acontece sou a favor das políticas afirmativas como as cotas.

Todos devem ter direito a uma boa escola pública.

Aprovação automática
O ensino ciclado, a progressão por ciclos, não dispensa verificação e tem uma aferição permanente. Acontece que essa progressão ciclada foi deformada para a aprovação automática.

Sou a favor dos ciclos e acredito que ele deve ser adotado nas escolas que podem fazer um acompanhamento contínuo. A progressão automática sem exame é um programa fracassado.