Brasil X EUA: Vitória histórica do País

A vitória do Brasil contra os Estados Unidos na Organização Mundial do Comércio (OMC) pode ser comparada a um jogo em que a Portuguesa Santista faça quatro a zero na Seleção Brasileira.

A OMC é uma instituição formada por todos os países e define o que pode e o que não pode no comércio internacional. Quando um país se sente prejudicado recorre a ela, apesar de sempre dar razão aos americanos.

A disputa começou quando o Brasil protestou que o governo dos Estados Unidos subsidiava a cultura de algodão no país, o que é proibido pelas regras da OMC. Subsídio é o que acontece quando o governo de um país dá um auxílio em dinheiro aos produtores locais.

A cada dólar recebido pelos agricultores pela venda do algodão o governo americano lhes dá outro dólar. Com a ajuda o preço do algodão norte-americano ficou bem mais barato que o preço dos demais produtores ao redor do mundo.

Resultado: a participação dos produtores americanos no mercado mundial de algodão mais que dobrou, e o Brasil perdeu 480 milhões de dólares em consequência dessa prática.

No início desta semana, a organização surpreendeu o mundo inteiro e condenou a política americana pelo subsídio. Isto significa que o governo dos EUA está proibido de dar aquele dólar a mais aos produtores de algodão.

Desta forma, o preço do produto vai subir nos Estados Unidos espantando os compradores que irão buscar o algodão em outros países, inclusive no Brasil, que aumentarão suas exportações porque seus preços ficarão mais baixos que os do EUA.

Os Estados Unidos ainda poderão recorrer, mas é pouco provável que a sentença definitiva seja diferente.