Brasileiros estão entre os mais satisfeitos do mundo com carros elétricos
Pesquisa global mostra que 92% comprariam outro elétrico e quase ninguém volta à combustão
Apesar de ainda enfrentar resistência de parte do público, o mercado brasileiro de carros elétricos mostra sinais claros de maturidade, segundo a Global EV Driver Survey 2025, que ouviu mais de 27 mil motoristas em 30 países. Um destaque é que no Brasil, 92% dos motoristas afirmam que comprariam outro EV, enquanto apenas 1% considera retornar a veículos a combustão.
Em comparação, a média global de satisfação é de 87%, e países líderes como Noruega (95%) e Alemanha (91%) têm índices semelhantes aos do Brasil. Esse dado evidencia que, mesmo com desafios de infraestrutura e dúvidas sobre o seu uso, a experiência do usuário brasileiro com veículos elétricos é extremamente positiva.
A pesquisa também aponta que 80% dos donos de carros elétricos no Brasil não sentem falta de veículos a combustão, mostrando que a fidelidade não é apenas uma questão de satisfação momentânea, mas uma tendência de longo prazo. Os principais fatores que explicam a alta satisfação entre brasileiros incluem: custo operacional reduzido, experiência tecnológica e conforto; preocupação ambiental; silêncio e qualidade de condução e orgulho de inovação.
A pesquisa também indica que as decisões de compra são cada vez mais multidimensionais, combinando economia, tecnologia e valores socioambientais, o que evidencia um consumidor informado e exigente. Montadoras que conseguirem alinhar inovação tecnológica, preço competitivo e compromisso ambiental estarão melhor posicionadas para conquistar e fidelizar o mercado brasileiro.
Do Motor1