BRICs estão atraindo as atenções das montadoras
Cada vez mais os países emergentes, conhecidos como BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), estão ganhando espaço dentro do setor automotivo. Nesta semana três grandes montadoras divulgaram novos investimentos nestes países. A PSA Peugeot-Citroën anuncia que, depois de 90 anos, terá uma unidade fabril na Índia.
De acordo com a empresa francesa, o local escolhido foi a cidade de Sriperumbudur, localizado no distrito de Chennai. Os detalhes sobre o valor do investimento e quais modelos serão produzidos não foram divulgados. Porém, sabe-se que a nova planta terá capacidade de fabricar mais de 300.00 veículos por ano, criando por volta de 20.000 empregos. Ela será destinada, em um primeiro momento, ao mercado interno indiano, mas com pretensões de exportar algumas unidades.
Outras montadoras
Antes da PSA, a Nissan Motor divulgou no inicio desta semana que terá mais uma unidade industrial em território brasileiro, com capacidade de produzir 200 mil unidades por ano. A Volkswagen também anunciou novos investimentos nos BRICs. O presidente mundial da marca alemã, Martin Winterkorn, confirmou na última terça-feira a construção de duas novas fábricas na China, cada uma com capacidade para produzir 300 mil veículos por ano.
De acordo com a nota oficial, as duas unidades são consideradas estratégicas para que o grupo Volkswagen alcance o objetivo de produzir 3 milhões de veículos por ano em solo chinês. A montadora alemã quer se tornar a maior fabricante de automóveis do mundo até 2018. O plano é investir 10,6 bilhões de euros (aproximadamente US$ 15,2 bilhões) na China entre os anos de 2011 e 2015. Entre as ações previstas, também está a ampliação da capacidade de produção das fábricas de Nanjing e Chengdu para até 350 mil unidades por ano.
Da Carsale