Busca por ponto de recarga de carros elétricos no Brasil dobra em 1 ano
Segundo o Google, pesquisa por carregadores de carros elétricos cresceu 106% entre 2018, quando o serviço passou a ser oferecido, e 2022
O aumento das vendas de carros elétricos no Brasil já reflete nos mapas do Google. Segundo a gigante de tecnologia, a busca por pontos de recarga cresceu 106% na comparação dos dados de abril de 2022 com os de abril de 2023. Aliás, o Google Maps passou a oferecer esse serviço em 2018. Seja como for, a empresa não revelou números absolutos de busca, apenas o porcentual de crescimento. O resultado faz parte de levantamento feito pelo Google sobre tendências de pesquisas por rotas e recursos sustentáveis na plataforma.
De olho no aumento da demanda por carros elétricos, a plataforma também passou a oferecer novos recursos para carros que têm o Google Maps instalado. É o caso dos Volvo C40 e XC40, por exemplo. Assim, é possÃvel adicionar paradas para recarga em viagens mais curtas. Além disso, o sistema passa a sugerir o melhor local com base em fatores como trânsito em tempo real, nÃvel de carga nas baterias e consumo de energia.
Atualmente, o Google Maps exibe cerca de 300 estações públicas de recarga nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, esses locais incluem pontos onde a recarga é grátis, como shoppings centers e supermercados, por exemplo. Aliás, dá para listar as estações de recarga rápida. Ou seja, onde há carregadores com potência de 150 kW ou mais. Neles, a recarga completa das baterias leva, em média, 40 minutos.
Conforme comunicado do Google, o sistema também vai mostrar locais como supermercados que tiverem estações de recarga. Seja como for, muitos usuários preferem utilizar o Waze em vez do Google Maps. Afinal, o app de navegação por GPS também oferece esse serviço. Ou seja, desde março deste ano, é possÃvel pesquisar onde há pontos de recarga de carros elétricos disponÃveis.
Do Jornal do Carro