BYD assina protocolo para produção de carros, caminhões e ônibus na Bahia

Projeto é estimado em R$ 3 bilhões

A Bahia está muito próxima de voltar a abrigar uma montadora de veículos depois do fechamento da fábrica da Ford em 2021. Na sexta-feira, 28, o governo do Estado anunciou a assinatura de protocolo de intenções com a chinesa BYD, que hoje oferece no País automóveis elétricos importados em números marginais de mercado.

Segundo o governo baiano, a empresa pretende ter não uma, mas três fábricas para a produção de chassis de ônibus e caminhões elétricos, outra de carros de passeio elétricos e híbridos e uma para processamento lítio e ferro fosfato. O projeto envolveria recursos da ordem de R$ 3 bilhões e, só no período de implantação, poderia gerar cerca de 1,2 mil empregos diretos, calculam as autoridades.

Consultada, a BYD confirmou a assinatura do protocolo, mas ponderou que há pendências ainda em análise. O acordo foi assinado na quinta-feira, 27, e prevê o início das obras para junho do ano que vem. Pelo cronograma, duas plantas devem entrar em operação em outubro de 2024 e a terceira em janeiro de 2025. A primeira seria dedicada ao processamento de lítio e ferro fosfato com insumos brasileiros e produção direcionada à exportação para a China.

A produção de veículos começaria também em outubro de 2024, com ônibus para as regiões Norte e Nordeste e caminhões elétricos. Já os primeiros carros de passeio movidos a eletricidade e híbridos estão na última etapa. A empresa também analisa importação de veículos acabados pelo porto de Salvador antes de começar a produzi-los localmente. Para erguer as fábricas na Bahia a montadora contará com incentivos fiscais até 31 de dezembro de 2032.

Do AutoIndústria