BYD atropela projeções e concorrentes
Com 21,9 mil emplacamentos no quadrimestre, marca já tem 4% do mercado de automóveis e encosta em Honda e Nissan
Se as vendas de automóveis e comerciais leves no mercado interno têm reagido de forma bastante satisfatória em 2024, com avanço superior a 17% de janeiro a abril, as de algumas marcas em particular demostram potencial de crescimento muito além e já colocam várias interrogações na planilhas e estratégias das concorrentes. O caso mais emblemático é o da BYD.
Mesmo ainda como importadora, condição que deixará de ter quando começar a fabricar seus veículos na Bahia entre o fim deste e início do próximo ano, a marca segue quebrando recordes próprios de vendas e já desfruta de participação alcançada por várias concorrentes somente depois de anos no mercado — em alguns casos, até três décadas. Em abril, a chinesa comemorou 6.965 licenciamentos, 12% acima das vendas de março e melhor resultado mensal desde que seus carros e SUVs começaram a desembarcar aqui em meados de 2022.
Com, na prática, pouco mais de um ano de vendas efetivas, a frota de veículos BYD rodando pelo Brasil ultrapassou 40 mil unidades. Mais da metade foi negociada só no primeiro quadrimestre de 2024. Os 21,9 mil licenciamentos desse período representaram salto de nada menos do que 2.700% na comparação com os primeiros quatro meses do ano passado e asseguraram, de acordo com a Fenabrave, a BYD como a nona marca mais vendida de automóveis. A participação no segmento de carros de passeio no acumulado do ano ultrapassou 4% — e mesmo se consideradas as picapes, segmento do qual a marca ainda não participa, a BYD tem fatia de 3,2%.
A diferença para Honda e Nissan, respectivamente sétima e oitava colocadas, é de 0,4 e 0,2 ponto porcentual. Em números de veículos entregues aos clientes finais: somente 2,3 mil unidades a menos do que a Honda e 1,2 mil abaixo da Nissan, marcas que seguem nesse patamar de participação há anos, mesmo com produção nacional. É preciso lembrar ainda que o Dolphin Mini, modelo de entrada da BYD, começou a ser vendido somente na última semana de fevereiro. Em março, alcançou 2,5 mil licenciamentos e em abril, com 3,1 mil, apareceu como o carro mais vendido da marca, à frente do irmão maior Dolphin.
Do AutoIndústria