BYD avança em projeto de fábrica de carros elétricos para entrar nos EUA
Localizada no México, planta será um hub de exportação para os Estados Unidos e outros mercados globais
A BYD está trabalhando em seu projeto para construir uma fábrica de carros elétricos no México. Após superar a Tesla nas vendas de carros elétricos no último trimestre, a montadora chinesa tem planos ainda mais ambiciosos, como se estabelecer no cobiçado mercado norte-americano, sobretudo nos Estados Unidos.
De acordo com o portal Nikkei, citando o CEO da BYD no México, a gigante chinesa planeja construir a nova unidade como um hub de exportações para os Estados Unidos. A matéria relata também que a BYD lançou um estudo de viabilidade para a fábrica mexicana e atualmente está negociando com as autoridades os termos, incluindo a localização da fábrica.
O México é estratégico, se tornando um enorme centro de produção de automóveis fortemente integrado com a indústria dos EUA. Enquanto GM e Ford já produzem veículos elétricos no país latino-americano, Tesla, BMW e outros fabricantes se preparam para eletrificar suas linhas de produção por lá em breve.
A BYD, por sua vez, tem um plano agressivo para ampliar sua presença internacional e depender menos do mercado doméstico. A montadora sediada em Shenzhen já fabrica veículos elétricos na Tailândia e Uzbequistão, e anunciou fábricas na Hungria, Indonésia e Brasil. Os Estados Unidos não estão alheios ao movimento da gigante chinesa. Uma matéria publicada nesta semana no The New York Times ilustra o crescimento excepcional da marca chinesa e o que isso representa para a indústria automotiva.
Do Nikkei via Automotive News