BYD bate Tesla na Europa pela 1ª vez com alta de 169% nas vendas

A Tesla registrou uma queda de 49% em relação ao ano anterior

A BYD vendeu mais veículos elétricos na Europa do que a Tesla pela primeira vez, ultrapassando a marca americana que há muito tempo liderava o segmento de veículos elétricos no continente. A principal montadora da China registrou 7.231 novos veículos elétricos a bateria em abril, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Jato Dynamics. Este número representa um aumento de 169% em relação ao ano anterior, elevando a BYD para as 10 principais marcas em vendas de veículos elétricos.

A Tesla recuou uma posição, com uma queda de 49% nos registros. “Embora a diferença entre os totais de vendas mensais das duas marcas de automóveis possa ser pequena, as implicações são enormes”, disse Felipe Munoz, analista da Jato Dynamics, em um comunicado enviado por e-mail. “Este é um momento decisivo para o mercado automotivo europeu.”

A Tesla continuou em queda, apesar do crescimento acelerado no segmento de veículos elétricos na Europa. Os registros aumentaram 28% em todo o setor, com a líder de mercado Volkswagen vendendo 61% mais carros elétricos a bateria em abril do que no ano anterior. A marca Skoda, da Volkswagen, mais que triplicou seus emplacamentos de carros elétricos.

A BYD superou a Tesla por uma margem ainda maior quando considerados também os veículos elétricos híbridos plug-in da montadora. As vendas totais da empresa chinesa dispararam 359%, disse a Jato.

Do Valor Econômico