BYD busca fábrica própria na Europa em detrimento da Ford
A BYD estaria pleiteando a compra da fábrica da Ford em Saarlouis, na Alemanha, porém, as coisas não parecem assim tão acertadas para que a montadora chinesa converta a antiga planta em propriedade sua. Ainda que a Ford esteja colocando uma placa de vende-se em sua unidade alemã, a BYD está mais inclinada a ter uma fábrica própria, seguindo assim o caminho da Tesla.
Stella Li, vice-presidente da BYD, comentou: “Não estamos nos concentrando nas instalações de certas empresas. Estamos fazendo estudos de viabilidade para ver nossos planos para o futuro”. Instalada na nova sede da BYD em Pasadena, Califórnia, Li ampliou o assunto: “Por exemplo, se montarmos nossas instalações naquela região, qual é a melhor solução? ”
Ainda que questões como essa ainda permeiem as discussões na BYD, Li enfatizou que a marca quer vendas sólidas no mercado europeu, apoiadas por uma extensa rede de concessionários e centros de serviço. Para Li, “ainda [que] não haja países-alvo para construir instalações”, a BYD quer garantir a confiança do consumidor na marca.
Do outro lado, a Ford diz que estaria conversando com 15 empresas e a BYD é uma delas, porém, se considerarmos os esforços da montadora americana em vender suas instalações, dificilmente outro fabricante de carros ocupará a planta germânica. O histórico vem das operações que a Ford saiu, como Índia e Brasil onde, aliás, a BYD teria assinado um memorando de entendimento com o governo da Bahia para ocupar as instalações da antiga fábrica da Ford em Camaçari.
Do Notícias Automotivas