BYD confirma centro de pesquisa no Rio de Janeiro
Espaço será destinado ao desenvolvimento de tecnologias para veículos autônomos
A BYD confirmou a instalação de um centro de pesquisas dedicado ao desenvolvimento de veículos autônomos no Rio de Janeiro (RJ). O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes em transmissão nas redes sociais ao lado do presidente internacional da empresa, Wang Chuanfu.
O novo centro será construído em uma área próxima ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e terá uma pista de testes. Também haverá no espaço uma área dedicada ao desenvolvimento de tecnologia de combustíveis flex. Inicialmente, o centro de pesquisas estava previsto para ser instalado em Salvador (BA).
“Todo o núcleo de pesquisa e desenvolvimento de veículos autônomos será aqui no Rio. O investimento é 100% privado. Trata-se de uma parceria antiga. A localização é estratégica, próxima à Coppe e ao Parque Tecnológico da UFRJ. Também faz parte do esforço para revitalizar a região do Galeão”, afirmou o prefeito.
Apesar da confirmação do projeto, ainda não há uma data definida para o início das operações do centro de pesquisas. A iniciativa marca mais um passo da expansão da BYD no Brasil. Em 10 de outubro a montadora inaugurou sua primeira fábrica de carros elétricos no país, localizada em Camaçari. Com um investimento de R$ 5,5 bilhões, a fábrica promete alcançar um volume de produção anual de 600 mil unidades no futuro.
Do Automotive Business