BYD conversa com a Sigma Lithium, maior mineradora de lítio no Brasil

Montadora chinesa falou sobre acordo de fornecimento, joint venture ou aquisição de operação que fica em Minas Gerais

A BYD está prestes a iniciar a construção de sua fábrica de automóveis e baterias em Camaçari (BA) e tem planos para verticalizar a produção de veículos elétricos no Brasil. Com esse objetivo, a gigante chinesa iniciou conversas com a Sigma Lithium, mineradora de lítio gerida por um fundo brasileiro que opera no norte de Minas Gerais.

De acordo com a matéria publicada no Financial Times, Alexandre Baldy, presidente do conselho da BYD no Brasil, confirmou que a montadora chinesa teve discussões com a Sigma Lithium sobre um possível acordo de fornecimento, joint venture ou aquisição, embora ainda não haja uma conclusão.

A Sigma Lithium iniciou oficialmente a extração de lítio verde (Green Lithium) em escala comercial para atender aos mercados externos em abril do ano passado. A empresa canadense, que é controlada por um fundo brasileiro, recebeu a licença ambiental e realizou a transição da fase de pesquisa e desenvolvimento para a produção no projeto intitulado Grota do Cirilo, que fica na região do Vale do Jequitinhonha, norte de Minas Gerais.

O lítio verde, que é extraído diretamente da rocha, precisa atender às especificações premium estabelecidas pelos produtores de baterias para veículos elétricos. Inicialmente, o projeto era voltado para atender montadoras nos mercados internacionais, mas uma possível negociação com a BYD no futuro pode mudar o rumo da operação.