BYD D1 foi o carro elétrico mais emplacado em julho no Brasil
Enquanto julho foi o melhor mês da série histórica nas vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil, os eletrificados plug-in (BEV e PHEV) foram destaque com crescimento acima da média dentro do segmento. Acompanhando os bons resultados do mercado automotivo no mês passado, os emplacamentos de veículos leves eletrificados atingiram 7.462 emplacamentos em julho, o maior número já registrado pela série histórica da ABVE (Associação Brasileira dos Veículos Elétricos).
Avançado forte sobre 2022, os emplacamentos de híbridos plug-in (PHEV) chegaram a 2.627 unidades em julho, um crescimento impressionante de 250% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Na mesma onda, os carros elétricos a bateria (BEV) tiveram 950 emplacamentos no mês passado, 116% de aumento sobre julho de 2022.
Passando ao ranking dos carros elétricos mais vendidos em julho temos uma surpresa no topo da lista: o campeão de vendas foi o BYD D1 (143), monovolume elétrico desenvolvido para os serviços de aplicativo e que teve forte demanda por locadoras. Na segunda colocação temos o Volvo XC40 (106), SUV elétrico compacto que tem sido ocupado o topo da lista por muito tempo, seguido por outro modelo da BYD fechando o pódio, o BYD Yuan Plus (97), que tem figurado entre os mais vendidos desde o seu lançamento no início do ano, mas sem chegar ao topo da lista.
Em quarto lugar temos um lançamento recente, o Chevrolet Bolt EUV (84), que será vendido em um lote limitado a 200 unidades e foi seguido de perto pelo também novato BYD Dolphin (80) na quinta posição – aqui vale um comentário: o Dolphin já teve mais de 3.000 unidades vendidas, porém, não emplacadas – o que deve ocorrer de forma mais consistente a partir do final de agosto, segundo relatado.
Do Motor1