BYD desbanca Tesla e continua ganhando terreno no mercado

Preços acessíveis e modelos modernos de carros elétricos tem feito a BYD prosperar e bater a concorrência no mercado

A Tesla pode ser dominante na comercialização de carros elétricos dentro dos Estados Unidos, mas em outros países, a montadora de Elon Musk enfrenta uma dura competição. Entre os concorrentes, a BYD é quem tem se destacado no mercado e causado incômodo para a Tesla, especialmente na China.

A China é o maior mercado de veículos elétricos do mundo, e por conta disso, um país promissor para a Tesla gerar lucros. No entanto, a montadora se vê perdendo terreno para fabricantes de automóveis nacionais, que vem aprimorando seus veículos elétricos com preços mais acessíveis. A BYD é a principal.

Um sinal claro de como a BYD vem se saindo bem, é que, no último trimestre de 2023, a empresa superou a Tesla como a maior fabricante mundial de veículos elétricos, vendendo mais veículos movidos a bateria do que o seu rival norte-americano. O preço dos veículos elétricos da BYD é o que em parte explica seu sucesso. Seus carros são exemplo em tecnologia e qualidade, porém, os preços conseguem ser mais baixos que os da concorrência.

Com um plano de expansão agressivo, a BYD já exportou mais de 240.000 carros para 70 países no ano passado. A companhia chinesa também já anunciou planos para uma fábrica europeia na Hungria e há procura por dois locais no México. Dunne também indica que a BYD estaria se preparando e esperando o momento certo para entrar no mercado dos EUA.

Do Olhar Digital