BYD duplicará centro de distribuição para não faltar peças no mercado
A BYD tem lá em Cariacica, Espírito Santo, seu centro de distribuição de peças no país e agora ele será ampliado para dobrar sua capacidade até o final do ano, de modo a dar conta da demanda de componentes que o mercado exige. Como a BYD é uma marca que vende grandes volumes, estando já no Top 10 do ranking de vendas, garantir peças para seus carros é fundamental e especialmente no começo de sua operação, onde todos os clientes são novos e precisam de confiança.
Mantido pela empresa de logística GDL, o centro de distribuição de peças da BYD tem atualmente 5.000 m² de área construída, mas o plano é chegar a 10.000 m² ao final do ano. A expectativa é de aumento do quadro de 50 funcionários, mas até o final do ano, o número pode chegar a 150. Hoje, seu armazém tem capacidade para 370 mil peças, embora possa alcançar 400 mil, mas chegará de fato a 700 mil itens.
O aumento de tamanho deve contornar as reclamações de falta de peças e dificuldades de configuração dos carros da BYD no país. Wagner Carrieri, gerente de pós-venda da BYD, comentou: “Nosso centro de distribuição estava enviando duzentas peças por dia. Com o grande crescimento das vendas elevamos para seiscentas peças por dia, o que gerou alguns gargalos logísticos. Mas já estão normalizados”.
A BYD revelou que recebe diariamente de 3 mil a 4 mil peças em Cariacica, onde o quaro funcional já subiu para 50 pessoas. A marca chinesa já negocia com fornecedores locais o suprimento de algumas peças que podem ter equivalentes nacionais. No centro de distribuição de peças, 93% de todos os componentes são estocados, sendo que uma peça pedida por revendedor demora em média três dias para ser processada e até uma semana para chegar ao concessionário. A tropicalização dos carros também é feita na instalação capixaba.
Do Notícias Automotivas