BYD estabelece metas de localizar 50% de partes e peças até 2027

A fornecedores a BYD anunciou que traçou como meta alcançar mais de 50% de nacionalização de peças e componentes até 2027. A companhia, que participou de reunião online com associados do Sindipeças e Abipeças, está em busca de fornecedores brasileiros para estabelecer cadeia local de suprimentos para a fábrica de Camaçari, BA, onde está prestes a iniciar operação de montagem em SKD na antiga unidade Ford.

São centenas de demandas diretas e indiretas, apresentadas na reunião em que participaram Alexandre Baldy, vice-presidente sênior, e Tyler Li, presidente da BYD Brasil. São componentes essenciais como para-choques, pneus e baterias, informou a empresa em nota, e prometeu oferecer aos associados do Sindipeças a lista completa de peças em breve.

Estes fornecedores poderão receber incentivos fiscais do Estado da Bahia, segundo a empresa, que tem como objetivo impulsionar a cadeia produtiva e fortalecer a indústria baiana. A BYD colocou-se à disposição dos fornecedores para facilitar os contatos com o governo para incrementar as políticas tributárias.

Em recente entrevista Baldy afirmou que existe um cronograma, acertado com o governo da Bahia, de obrigatoriedade de índice de nacionalização na operação. Não entrou em pormenores, porém. A BYD solicitava três anos de desconto na importação de kits CKD e SKD, pedido que gerou uma disputa com a Anfavea, e o governo concedeu apenas seis meses de alíquota zerada. A Continental Pneus, de Camaçari, vizinha à fábrica, foi a primeira companhia oficialmente homologada como fornecedora da BYD.

Da AutoData