BYD estuda SUV híbrido nacional para brigar com Volkswagen Tera
Que a BYD terá uma nova picape intermediária, além de uma família de caminhonetes (incluindo uma compacta, rival da Fiat Strada) e versões híbridas plug-in de Dolphin e Yuan Pro, não é mais segredo. Autoesporte trouxe boa parte dessas notícias em primeira mão. Agora, podemos dizer que a marca chinesa tem nos planos (talvez a longo prazo) um SUV PHEV ainda menor.
A missão, muito clara, é brigar com Volkswagen Tera e Fiat Pulse. Ou seja, um SUV de entrada na casa de 4,15 metros de comprimento, assim como os concorrentes, mas com propulsão híbrida plug-in. Algo inédito e inesperado em um segmento de entrada, onde os preços estão em uma faixa que vai de R$ 120 mil a R$ 150 mil.
Em visita à fábrica da marca, em Camaçari (BA), conversamos com o vice-presidente sênior da BYD, Alexandre Baldy. Sem esconder o jogo, o executivo afirmou que o objetivo é brigar pela liderança do mercado brasileiro até 2030, mesmo prazo para o funcionamento pleno e com maior nível de nacionalização da unidade baiana.
Após a entrevista com Baldy, apuramos que a BYD do Brasil trabalha para convencer a matriz de que ter um novo SUV no segmento de Volkswagen Tera e Fiat Pulse é importante para a estratégia local de crescimento. Criar um SUV de entrada com conjunto híbrido pode ser a chave para a marca chinesa ganhar volume em um segmento que vem crescendo muito no Brasil.
Do AutoEsporte