BYD já tem data para iniciar produção completa no Brasil

Inaugurada em outubro de 2025 com montagem inicial no regime de SKD, a fábrica da BYD em Camaçari (BA) já tem data programada para começar a operar com produção completa. Em entrevista exclusiva concedida à Autoesporte, o vice-presidente da marca no Brasil, Alexandre Baldy, confirmou que a fabricação com processos nacionais será iniciada no segundo semestre, mais precisamente no final do mês de julho.

“Os investimentos [na obra] já chegam a aproximadamente R$ 3 bilhões. Então é uma obra que continua a receber investimentos expressivos e que ao longo do ano nós teremos as etapas de solda, estamparia, pintura sendo concluídas para que a gente possa começar a produzir localmente” disse.

A localização da produção será viabilizada justamente a partir da conclusão desses trabalhos em outros prédios, além do galpão atualmente utilizado para a montagem dos carros. “Não é SKD, é produção local. Esse é o nosso objetivo”, explicou o executivo.

A BYD espera crescer 50% no Brasil em 2026 e aposta na produção nacional para alcançar a meta. Dentro dessa previsão, a marca deverá sair de 112.814 para algo em torno de 180 mil unidades emplacadas (volume próximo ao registrado pela Toyota em 2025, por exemplo). De acordo com Baldy, a estrutura está sendo preparada para montar oito modelos diferentes até o fim dos primeiros 12 meses de operação.

Do AutoEsporte