BYD já vende mais carros que Ford no mundo e Geely supera Honda

O avanço vivido pela indústria automobilística da China foi o grande destaque do ranking global de vendas do setor em 2025. O bom desempenho chinês foi encabeçado pela BYD, que colheu os frutos de sua ousada estratégia de expansão internacional e surpreendeu ao ficar à frente de nomes tradicionais do mercado, como a Ford. Na mesma pegada, a Geely também marcou presença no top 10 e superou gigantes como Honda e Nissan.

Conforme revela reportagem da agência Bloomberg, a BYD vendeu cerca de 4,6 milhões de veículos no último ano, assumindo a sexta posição no ranking mundial. A Ford, por sua vez, amargou recuo de 2,2% e emplacou 4,4 milhões de unidades, caindo para a sétima colocação na lista. A norte-americana até avançou em seu mercado doméstico, os Estados Unidos, mas acabou perdendo espaço na Europa e, principalmente, na China.

A transição da Ford para veículos elétricos, vale lembrar, tem sido complicada. A empresa anunciou recentemente US$ 19,5 bilhões em baixas contábeis para reformular sua estratégia no segmento e cancelou diversos projetos importantes. A picape F-150 Lightning, símbolo dessa transição, saiu de linha em dezembro do ano passado após fracassar nas vendas. Já a BYD avançou consideravelmente, abocanhando fatias de mercado importantes fora da China.

As exportações chegaram a 1,1 milhão de veículos em 2025, com meta de 1,3 milhão neste ano, impulsionadas pela expansão na Europa, Ásia e, claro, no Brasil. Além da BYD, outro nome chinês de destaque no ranking é a Geely. A marca vendeu 4,1 milhões e avançou duas posições no ranking na comparação com 2024, ficando à frente de nomes fortes como Honda (3,5 milhões) e Nissan (3,2 milhões).

Do AutoEsporte