BYD lança novo caminhão elétrico eT18 voltado para operações em redes elétricas

A BYD deu um passo inédito na eletrificação pesada no Brasil ao adaptar seu caminhão eT18 com um cesto aéreo isolado para operações de manutenção em redes de energia elétrica. O modelo, desenvolvido em parceria com a empresa Embark, representa uma solução zero emissão para serviços críticos em linhas vivas e posiciona a montadora em um novo nicho de mercado: o das concessionárias de energia.

O destaque vai para o implemento VST 47, um cesto aéreo com alcance de até 15,8 metros e isolamento de 46KV. Essa estrutura permite que técnicos atuem diretamente em redes energizadas, com total segurança e sem a necessidade de desligamento do sistema. Trata-se de uma solução de alta complexidade, que combina exigência técnica com compromisso ambiental.

“O setor elétrico demanda tecnologias confiáveis, seguras e cada vez mais sustentáveis. Esse é um avanço importante para mostrar que a eletromobilidade pode enfrentar os desafios mais exigentes da infraestrutura nacional”, afirma Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus e caminhões da BYD Brasil. “Com o eT18, entregamos força, autonomia e emissão zero em uma configuração pensada para operações críticas”, explica.

Equipado com bateria de fosfato ferro-lítio (LFP), torque de 450 Nm e PBT de 21t, o BYD eT18 já se destaca no segmento logístico e agora amplia sua atuação em frentes operacionais altamente técnicas, reforçando a versatilidade dos veículos pesados eletrificados.

Do Blog do Caminhoneiro