BYD planeja 50% das vendas totais fora da China até 2030
Meta inclui expansão na Europa e América do Sul nos próximos cinco anos
A chinesa BYD, maior fabricante global de veículos elétricos e híbridos plug-in, estabeleceu uma meta ambiciosa para os próximos anos: atingir 50% de suas vendas de veículos fora do mercado chinês até 2030. A estratégia foi compartilhada com grupos de investidores desde o final de 2024, segundo fontes com conhecimento direto dos planos da empresa.
A meta sinaliza uma nova fase na trajetória da marca, que tem acelerado sua presença internacional em mercados da Europa, América do Sul e partes da Ásia. O movimento ocorre em um momento de crescimento expressivo nas vendas globais de veículos elétricos e híbridos plug-in, também chamados de NEVs (New Energy Vehicles).
Nos primeiros três meses de 2025, a BYD vendeu mais de 1 milhão de veículos eletrificados em todo o mundo, um aumento de 60% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 626.263 emplacamentos. Esse desempenho coloca a fabricante cada vez mais próxima de ultrapassar a Tesla no total de vendas de veículos 100% elétricos (BEVs) ao longo de 2025, segundo projeções de consultorias especializadas.
O Brasil ocupa posição de destaque na estratégia de internacionalização da BYD. A empresa está prestes a iniciar a montagem de veículos no país e anunciou investimentos em fábricas de baterias e veículos elétricos comerciais mais adiante. A presença crescente no mercado brasileiro se alinha à meta global da montadora, que vê na América do Sul um dos principais vetores de crescimento para os próximos anos. A expectativa é que novos modelos sejam lançados localmente, contribuindo para a meta de vendas internacionais até 2030.
Do InsideEVs