BYD pode ter nova fábrica de quadro de chassis de ônibus
Presente no Brasil há mais de 10 anos, inclusive com uma fábrica instalada em campinas, a BYD se prepara para uma nova e consistente fase de crescimento no país. Com cerca de 120 ônibus comercializados em toda essa primeira década de atuação, a marca espera chegar ao final de 2024 com cerca de 1.000 emplacamentos, uma performance que será capitaneada por São Paulo, que prevê um total de 2.400 novos ônibus elétricos em seu sistema de transporte público urbano.
Este expressivo crescimento nas vendas já faz a BYD planejar novos investimentos no mercado nacional por meio do lançamento de novos modelos, equipados com a nova geração de baterias Blade, de fabricação própria, que compreende maior densidade energética com redução de peso e medidas. A montadora se mostra atenta às oportunidades de mercado entre os 9 e os 27 metros de comprimento.
Uma nova fábrica de quadro de chassis também está no radar da marca chinesa. Todavia, a BYD estuda duas possibilidades: a de manter a área de ônibus concentrada em Campinas, no interior paulista, ou de levar toda essa estrutura para o moderno parque industrial que está sendo montado na Bahia (BA). Todavia, ainda não há prazo para tal definição.
Bruno Paiva, diretor de Vendas de Ônibus da BYD, disse “A cidade de São Paulo está com uma vontade muito grande de eletrificar a sua frota. Porém, existem algumas questões relacionadas à infraestrutura, principalmente, que de certa forma vem atrasando um pouco essa implementação. Quando essa questão for destravada, haverá um grande volume – 2.400 ônibus elétricos, segundo a SPTrans – e, como a gente sabe, o que acontece na capital paulista acaba virando referência para o restante do país.”
Do Frota & Cia