BYD promete novo ciclo de investimentos para o Brasil

Aporte servirá, segundo chairman da empresa, para aumentar capacidade produção em Camaçari

A BYD revelou na segunda-feira, 9, que em breve fará novo ciclo de investimentos no Brasil. Isso, de acordo com o conselheiro da empresa de origem chinesa, Alexandre Baldy, além do já anunciado aporte de R$ 3 bilhões. As novas cifras não foram reveladas. O novo montante será destinado ao centro de pesquisa e desenvolvimento a ser feito em Salvador (BA) e também utilizado para ampliar o complexo de Camaçari (BA) – que, agora, é oficialmente da empresa.

Por conseguinte, garantirá a ambiciosa meta de dobrar a capacidade do volume de produção de 150 mil para 300 mil veículos em 2025. Vale ressaltar que o complexo de Camaçari será composto por três unidades: uma voltada para a produção de automóveis, outra para o processamento de lítio e, por fim, uma fábrica para caminhões elétricos e chassis de ônibus. Por conta disso, Baldy foi questionado acerca do futuro da planta de Campinas (SP).

Isso porque lá, além de módulos fotovoltaicos, a BYD também faz chassis de ônibus elétricos no interior paulista. “Seguimos garantindo os investimentos em Campinas”, assegurou o chairman da montadora chinesa. O novo aporte prometido pela BYD assegura, de certo modo, o compromisso da empresa com o Brasil. No entanto, há, evidentemente, contrapartidas. Durante a inauguração da pedra fundamental do complexo de Camaçari, por exemplo, o governador Jerônimo Rodrigues assinou projeto de lei que garante isenção de IPVA para elétricos de até R$ 300 mil feitos na Bahia.

Veículos acima desse valor terão percentual de 2,5%. Entra na equação também o porto de Aratu, que, embora ainda não esteja nas mãos da BYD, compõe o pacote de incentivos. A fabricante pretende realizar a importação de insumos e a exportação dos seus veículos por meio daquela zona portuária. Ainda há nessa conta “de padaria” a questão que envolve o imposto zero para veículos elétricos. Também, claro, a manutenção dos incentivos fiscais às montadoras instaladas no Nordeste.

Do Automotive Business