BYD provoca o mercado: “ninguém vai querer mais de 300 km de autonomia”
VP global da marca afirma que o futuro dos elétricos está no tempo de recarga, não no tamanho das baterias
A BYD voltou a provocar o mercado global de carros elétricos ao defender que a autonomia deixará de ser o principal critério para os consumidores. Em recente entrevista, a vice-presidente global Stella Li afirmou que “ninguém vai querer mais de 300 km”, reforçando a visão da marca de que a evolução da recarga será mais relevante do que baterias cada vez maiores e mais caras.
No centro dessa estratégia está a nova geração de carregadores ultrarrápidos de 1.000 kW que a BYD já testa na China. Segundo a empresa, essa infraestrutura permite recuperar até 400 km em cinco minutos — um salto que muda completamente a percepção de uso do carro elétrico no dia a dia e, principalmente, em viagens longas. A expectativa da marca era instalar cerca de 5.000 estações em um ano, mas o número já ultrapassa 15.000 pontos, mostrando o ritmo acelerado de expansão.
A ideia agora é trazer essa tecnologia para a Europa e também o Brasil a partir do fim de 2025. Os primeiros carregadores de 1.000 kW fora da China devem aparecer em concessionárias e em redes parceiras. Para a BYD, esse movimento reduz a necessidade de baterias grandes, ajuda a baratear os veículos e diminui o impacto ambiental da produção. Segundo a executiva, a maior parte dos condutores percorre cerca de 35 km por dia.
Com uma autonomia prática de 300 km, já seria possível rodar vários dias antes de recarregar, enquanto as paradas rápidas — equivalentes a um “pit stop” — eliminariam a ansiedade de autonomia durante viagens mais longas. Para a BYD, o verdadeiro ponto de virada da mobilidade elétrica não está em carros com 600 ou 700 km de alcance, mas em uma infraestrutura capaz de oferecer recargas extremamente rápidas, previsíveis e amplamente disponíveis.
Do InsideEVs