BYD reforça compromisso com fábrica na Bahia em reunião com Lula

Uma das agendas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua viagem à China foi uma reunião com Wang Chuanfu, o CEO da BYD. A portas fechadas e sem a presença de imprensa, oficialmente os dois conversaram na quinta-feira, 13, segundo comunicado divulgado pelo Palácio do Planalto, “sobre as políticas públicas chinesas que deram ao país uma indústria forte de veículos elétricos e a ampliação de sua adoção, tanto de carros de passeio como ônibus no transporte público”.

Mas, segundo a Agência Reuters apurou com fontes presentes no encontro, o presidente da BYD reafirmou o compromisso da empresa de construir fábrica de automóveis elétricos na Bahia e disse que a decisão independe de comprar, ou não, a estrutura da Ford em Camaçari, BA. As fontes informaram à agência que as discussões da BYD com a Ford prosseguem e que um grupo de trabalho deverá ser criado com a presença de executivos das duas empresas e de técnicos do governo do Estado da Bahia e do governo federal para tentar resolver o impasse.

Durante as conversas, porém, foi colocada na mesa a alternativa de usar outro terreno para construir uma fábrica do zero: os chineses afirmaram não haver problemas pois, recentemente, uma nova unidade foi erguida na China em apenas nove meses e a adaptação do complexo Ford, que fazia carros com motor a combustão, poderia ser mais demorada do que construir uma nova estrutura, disseram os executivos da BYD segundo as fontes.

A indústria automotiva está sendo colocada na lista prioritária dos temas do governo Lula neste início de terceiro mandato. Em recente conversa com jornalistas o presidente lembrou que, em seu governo passado, o setor chegou a produzir 3,8 milhões de veículos por ano e projetava chegar a 6 milhões de unidades em poucos anos. A intenção do governo é destravar o crédito, de imediato, para estimular as vendas, e voltar com o carro popular, além de estender o Renovar, o programa de renovação de frota de caminhões e ônibus, para o segmento leve.

Da AutoData