BYD revela planos de instalar 15.000 carregadores ultrarrápidos de 1 megawatt na China

Enquanto muitos motoristas aqui no ocidente ainda tratam veículos híbridos e elétricos como uma novidade tecnológica – mesmo quase 30 anos após o lançamento do GM EV1 e do Toyota Prius –, a China segue em velocidade de cruzeiro rumo ao futuro da mobilidade. A gigante BYD, líder global no segmento de carros eletrificados, anunciou planos ambiciosos que ampliam ainda mais a distância tecnológica entre o país asiático e o restante do mundo: a instalação de 15 mil carregadores ultrarrápidos de 1 megawatt espalhados pelo território chinês.

Inicialmente, a meta era implantar 10 mil estações desse porte, conforme revelado durante o evento “Megawatt Charging: 10,000-Charger Co-Construction”, realizado durante o Salão do Automóvel de Guangdong-Hong Kong-Macau em 2025. No entanto, em poucos dias, a própria BYD atualizou seus planos, anunciando parcerias estratégicas com as gigantes locais Xiaoju Charging (braço de infraestrutura da Didi, rival chinesa da Uber) e LongShine, o que elevou o número de pontos de recarga planejados para 15 mil.

Essa massiva expansão da infraestrutura tem como objetivo principal suportar os recém-lançados modelos Han L e Tang L, que estrearam a nova bateria da BYD com arquitetura de 1.000V, capaz de aceitar até 1.000 kW de potência e 1.000 amperes. A promessa é impressionante: recarga de até 400 km de autonomia em apenas cinco minutos, superando de longe tudo o que o mercado ocidental oferece atualmente.

Esse contraste evidencia não só a velocidade com que a China vem adotando e investindo em tecnologias limpas de mobilidade, mas também o abismo crescente entre o que é considerado inovação nos mercados orientais e ocidentais. Com esses movimentos ousados e uma infraestrutura cada vez mais robusta, a BYD dá um recado claro: a liderança global na nova era automotiva será decidida pela ousadia em avançar — e não pela nostalgia de motores a combustão.

Do Notícias Automotivas