BYD se destaca na venda de carros elétricos e incomoda Tesla
A montadora chinesa BYD encerrou o terceiro trimestre de 2023 com a venda de 824 mil carros em todo o mundo, consolidando sua posição como a quarta maior em relação ao número de emplacamentos entre janeiro e agosto deste ano. No entanto, o destaque do boletim oficial da BYD, segundo a CarNewsChina, foi a diminuição da diferença em relação à sua principal rival, a Tesla.
A comparação dos relatórios divulgados pelas marcas revelou que a BYD se aproximou dos resultados da montadora de Elon Musk no último trimestre. Anteriormente, a diferença nas vendas de carros elétricos a bateria (BEVs) entre as duas empresas no segundo trimestre do ano estava em favor da Tesla, com vantagem de 113.995 carros vendidos. No entanto, no trimestre encerrado em 30 de setembro, essa diferença praticamente desapareceu.
A Tesla registrou 435.059 novos emplacamentos, enquanto a BYD chegou a 431.603. A diferença de apenas 3.456 carros elétricos vendidos pode ser considerada empate técnico. O desempenho de ambas as montadoras em relação às suas concorrentes tem ponto comum: uma aposta significativa na expansão global, com a abertura de novos mercados e a instalação de plantas for a de seus países de origem – Estados Unidos e China, respectivamente.
Enquanto a Tesla fortaleceu sua participação de mercado no México e na Alemanha, a BYD explorou o terreno na Tailândia e, em breve, iniciará produção local no Brasil e em alguns centros da Europa. Com isso, a disputa pela liderança do mercado de veículos elétricos tende a se intensificar, à medida que as duas montadoras estendem sua presença global.
Do Olhar Digital