BYD se torna o maior grupo automotivo da China em vendas
Carros elétricos acessÃveis ajudaram na missão de superar a gigante automotiva SAIC
A BYD se tornou o maior grupo automotivo da China, superando a tradicional lÃder SAIC, que enfrentou um ano difÃcil em 2024. Em setembro, a BYD vendeu 419.426 veÃculos, um aumento de 45,32% em relação ao ano anterior, enquanto as vendas acumuladas no ano somaram 2.747.875 unidades, uma alta de 32,13%. Esse marco também inclui as marcas Denza, Fang Cheng Bao e Yangwang, que fazem parte do grupo BYD.
Em contrapartida, a SAIC registrou uma queda de 35,03% nas vendas de setembro, com 313.260 unidades vendidas, totalizando 2.649.333 veÃculos acumulados no ano — uma redução de 21,5% em comparação ao ano anterior. A queda nas vendas da SAIC foi agravada pelos problemas no desempenho da joint venture com a General Motors, enquanto as outras marcas do grupo, como as parcerias com Volkswagen e Wuling, mantiveram-se relativamente estáveis.
Embora a SAIC tenha liderado o mercado chinês por anos, sua posição era sustentada, em grande parte, pelas joint ventures com montadoras globais como Volkswagen e GM. Em contraste, a BYD alcançou a liderança com uma estratégia focada na produção de veÃculos elétricos acessÃveis, como o Seagull, que foi o carro elétrico mais vendido da China em agosto, com 40.949 unidades, e em setembro atingiu 43.425 unidades vendidas.
O desempenho da BYD é ainda mais impressionante diante da crescente concorrência no setor de veÃculos elétricos (NEVs) na China e da intensa guerra de preços. No entanto, a montadora continua a ganhar participação de mercado, estabelecendo novos recordes de vendas por quatro meses consecutivos. A expectativa é que as vendas de veÃculos elétricos cresçam ainda mais no segundo semestre do ano, favorecendo a BYD, que é especializada nesse segmento.
Do InsideEvs