BYD supera Hyundai e se torna a 4ª maior montadora do mundo

Com mais de 2 milhões de carros vendidos no 1º semestre, chinesa entra no grupo das gigantes globais

O mercado automotivo global segue em transformação, e a BYD é uma das protagonistas dessa mudança. Nos primeiros seis meses de 2025, mais de 45,2 milhões de carros novos foram vendidos no mundo, alta de 3,8% sobre o mesmo período do ano passado. Nesse cenário, a marca chinesa superou a Hyundai e se tornou a 4ª maior montadora global, consolidando a força das fabricantes da China no mercado internacional.

Os fabricantes chineses tiveram papel fundamental nesse avanço do mercado automotivo global, com exportações que ajudaram a compensar as quedas registradas por várias marcas tradicionais. O ranking global, que também inclui veículos comerciais pesados, mostra mais uma vez a Toyota em primeiro lugar, com 4,73 milhões de veículos vendidos em todo o mundo. Na prática, um em cada dez carros novos vendidos no planeta leva o logotipo da japonesa.

O número também é superior ao registrado no mesmo período de 2024, quando a gigante japonesa havia alcançado 4,48 milhões de unidades. Um resultado sólido, que confirma a força da Toyota apesar da concorrência cada vez mais intensa das fabricantes chinesas. A Volkswagen e a Ford seguem na segunda e terceira posições, mantendo seus lugares no ranking em relação ao ano passado.

Mas a grande novidade é a entrada da BYD no top 5 global, alcançando um impressionante quarto lugar e ultrapassando Hyundai, Honda, Nissan, Suzuki e Kia. Uma conquista notável para uma marca que, até poucos anos atrás, era praticamente desconhecida fora da China. Nos primeiros seis meses de 2025, a BYD vendeu pouco mais de 2 milhões de veículos, um crescimento de 31% em relação ao mesmo período de 2024. Os números não incluem as vendas das marcas irmãs Denza, Fang Cheng Bao e Yangwang.

Do Motor1