BYD teria o carro elétrico mais barato dos EUA, mesmo com 100% de imposto

Cadeia de suprimentos fortemente controlada dos chineses é um dos diferenciais

Mesmo com a nova tarifa de 100% sobre veículos elétricos importados da China, a BYD ainda teria o EV mais barato dos EUA. De acordo com uma nova reportagem, o elétrico mais barato da BYD ainda estaria abaixo de todas as montadoras dos EUA, menos que US$ 25.000 (R$ 135.392). Após descontinuar a produção de veículos movidos inteiramente por motores de combustão interna em março de 2022, a BYD está na vanguarda da mudança da indústria para veículos elétricos e híbridos plug-in.

O carro elétrico mais barato da BYD hoje, o Dolphin Mini, começa em menos de 69.800 yuans (R$ 52.808) na China. Seus modelos elétricos e híbridos acessíveis estão tirando os veículos movidos a gasolina do mercado automotivo da China, especialmente de montadoras estrangeiras. No entanto, a BYD não tem planos de entrar no mercado de automóveis dos EUA (ela já vende ônibus elétricos), disse a CEO da BYD na América, Stella Li. Se o fizesse, poderia ter uma vantagem sobre as montadoras dos EUA.

De acordo com o CEO da AutoForecast Solutions, Joe McCabe (via Nikkei), a BYD ainda teria o veículo elétrico mais barato dos EUA, mesmo com a nova tarifa de 100% sobre as importações de veículos elétricos chineses. A “super tarifa” entrará em vigor em 27 de setembro e tem como objetivo “proteger os fabricantes americanos das práticas comerciais desleais da China”, de acordo com um comunicado à imprensa da Casa Branca.

McCabe disse que o Dolphin Mini para os EUA poderia partir de US$ 12.000 (R$ 65.119). Mesmo com uma tarifa de 100%, a BYD teria o EV mais barato dos EUA por menos de US$ 25.000 (R$ 135.665). A Tesla, que ainda detém uma liderança dominante (48% de participação em julho) no mercado de veículos elétricos dos EUA, belisca os U$ 30.000 (R$ 162.846) com o Tesla Model 3 de entrada. As montadoras chinesas, como a BYD, têm uma vantagem com cadeias de suprimentos estabelecidas, o que permite preços mais baixos.

Do InsideEVs