BYD vende quase 1 milhão de carros eletrificados no 2º trimestre
Com recordes de emplacamentos entre híbridos e elétricos, BYD se prepara para enfrentar entraves em mercados-chave nos próximos meses
Os EUA podem até criar medidas protecionistas à indústria local com impostos exorbitantes para carros chineses, mas isso não impede o rápido crescimento das marcas originárias do país oriental. Maior fabricante de eletrificados da China, a BYD, por exemplo, vendeu quase 1 milhão de unidades de carros elétricos e híbridos apenas no segundo trimestre de 2024. De acordo com a Bloomberg, o aumento recorde nas vendas da marca se deu em parte por conta dos cortes de preços em toda sua linha no início deste ano.
Assim, depois de um começo de ano lento, a montadora decidiu sacrificar a lucratividade para aumentar a competitividade em relação a modelos a combustão de marcas estrangeiras. Quando se fala apenas de carros elétricos, a BYD emplacou 426 mil unidades, se aproximando da Tesla, líder global nesse segmento, com 441.019 carros no trimestre. Além do crescimento da gigante chinesa, a empresa de Elon Musk tem enfrentado uma queda expressiva em mercados-chave como China e Europa recentemente.
De acordo com analistas, a fabricante deve registrar queda de 6% no período. Entre abril e junho, a BYD registrou recorde de vendas de 982.747 unidades em todo o mundo, entre híbridos e elétricos. Somente no mês passado, aliás, as entregas chegaram a 340.211 veículos, outro recorde na comparação mensal. As exportações, por sua vez, cresceram em mais de 100 mil unidades pela primeira vez em um período em que as tensões comerciais também aumentaram.
Entretanto, as resistências dos EUA e, mais recentemente, da União Europeia em relação às exportações chinesas podem atrapalhar as ambições globais da BYD em mercados importantes para o seu desenvolvimento. Na Europa, por exemplo, as vendas têm caído antes mesmo da implementação de tarifas adicionais. Como medida para cativar os consumidores está o patrocínio do Campeonato Europeu de futebol.
Do Jornal do Carro