Cabe somente analisar
Pela primeira vez na história do nosso País temos como presidente da República alguém que fez e faz muito pela educação e pela formação pedagógica do povo brasileiro.
Desde o ensino médio, com a implantação de escolas técnicas, aos investimentos em ensino superior, a educação tem sido valorizada nos últimos anos.
O ProUni, por exemplo, se faz presente na inclusão de jovens e adultos no ensino superior. Foram milhares de vagas abertas em dezenas de universidades privadas e milhares de jovens foram beneficiados com as bolsas universitárias. Quem não conhece alguém que tenha sido privilegiado com o ProUni? Com certeza cada um de nós conhece alguém que está estudando em alguma universidade e, sem dúvida nenhuma, carrega consigo a felicidade por essa realização.
Como o presidente Lula disse no debate realizado no domingo pela TV Bandeirantes “a transformação da sociedade começa pela educação”. E, sem dúvida alguma, este papel vem sendo desenvolvido com muito carinho, respeito e dignidade por seu governo.
O ProUni, a construção de quatro universidades públicas, as 40 extensões universitárias, a transformação de seis faculdades em universidades, o Pro-Jovem e tantos outros projetos de inclusão social tornam-se presentes em nossas vidas, com o governo federal fazendo o verdadeiro papel de representante da sociedade brasileira. O resultado é que o desenvolvimento social em todos os aspectos, em particular na área da educação, é mais do que nunca visível aos nossos olhares.
Cabe agora analisarmos como foi, é e será importante a presença de um governo voltado para as obras sociais, no qual o cidadão brasileiro sente a verdadeira essência da cidadania, onde governo e sociedade formam, juntos, uma única aliança na luta pela superação da desigualdade e das injustiças sociais.
Departamento de Formação